“Portas do Sol”: Artes de Rua animam Centro Histórico da Covilhã entre 30 de junho e 2 de julho

A terceira edição do festival “Portas do Sol”, com organização da ASTA – Teatro e outras Artes, realiza-se no centro histórico da Covilhã entre 30 de junho e 2 de julho, para “dinamizar” a zona e “realçar o património histórico, cultural e arquitetónico” que ali existe, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

As duas anteriores edições do certamente aconteceram em plena pandemia e mesmo assim “tiveram muita assistência”. Sendo esta a primeira fora desse cenário a organização “está expectante” no que respeita à adesão do público, sublinhou o diretor do festival, Rui Pires, no encontro com os jornalistas.


Ao todos serão 3 dias de espetáculos, entre as 18:00 e as 00:00, sensivelmente, começando sempre com espetáculos musicais e pelo meio, em vários palcos instalados em locais emblemáticos da zona histórica, apresentam-se outras artes como teatro, dança aérea, novo circo, instalações e espetáculos com cruzamentos artísticos, finalizando dia 2, com um concerto de Tiago Nacarato.

No cartaz há mais nomes ligados à Covilhã que em edições anteriores, destaca a organização, sendo este um passo para se atingir um dos objetivos que esteve na génese deste festival que é “criar aqui um polo de artes de rua”, disse Rui Pires, vincando que se pretende “despertar a curiosidade”, esperando que “possa surgir uma companhia a trabalhar nesta área”, disse.

Ao todo são 12 espetáculos e 3 instalações em 3 dias, na zona das Portas do Sol, na Covilhã, tendo sempre em mente que o objetivo, desde a primeira edição, é “levar pessoas à zona histórica” para mostrar que “o centro histórico não é só um local abandonado de pessoas e de alguns cuidados que devia ter, mas que pode ser um sítio para desenvolver atividades artísticas e que pode ser um ponto de encontro”, disse.

O festival tem um orçamento de 70 mil euros e todos os espetáculos são gratuitos.

O certame começa dia 30 de junho, às 18:00, com a inauguração da instalação QR Code, da autoria de Terceira Pessoa, que ficará patente na Casa dos Magistrados. Para esse dia estão ainda em agenda dois espetáculos musicais. Um recital de música barroca na Igreja de Santa Maria (19:00) e outro de pelos “dois, pois” no Miradouro das Portas do Sol (22:30). Pelo meio, na Praça do Município, tem lugar um espetáculo de circo contemporâneo pelo grupo Raiz (21:00).

Pode consultar o programa completo AQUI