Semana dos Refugiados começa hoje na UBI

No âmbito da Responsabilidade Social da Universidade e no contexto do projeto de acolhimento de famílias Sírias no campus, a Universidade da Beira Interior celebra a Refugee Week /semana dos refugiados) a partir de hoje e até dia 26 de junho.

A Refugee Week é um festival de tradição inglesa e australiana, que se disseminou a partir da década de 2000. Todos os anos, na semana do dia 20 de junho (Dia Mundial da Pessoa Refugiada) comunidades locais em todo o mundo unem-se para celebrar as contribuições, a criatividade e a resiliência das Pessoas Refugiadas.


Em 2022 a Universidade da Beira Interior junta-se a este movimento internacional, sob o tema comum “Healing”. Durante uma semana, sempre a partir das 17h, serão dinamizadas uma série de atividades na UBI – desde leitura de livros a um jantar Sírio – para “juntos/as celebrarmos a presença dos Refugiados/as que na UBI e na região da Cova da Beira encontraram o seu porto de abrigo”, refere a organização, em nota de imprensa.

A Refugee Week da UBI é uma iniciativa da Vice-Reitoria para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social da UBI em conjunto com o grupo de Amigos e Voluntários do Projeto UBI Acolhe e conta com o apoio do Museu de Lanifícios, da Biblioteca da UBI e com os Serviços de Ação Social da universidade.