Loja que homenageia pastores da Serra da Estrela é inaugurada dia 26

Será inaugurada no dia 26 de junho, às 15:30h, a Loja Oficial DOP, situada na Torre (Serra da Estrela). Este espaço presta um tributo aos pastores da Serra da Estrela, inscrevendo nas paredes os nomes de cada um dos 236 pastores, que marcarão presença na inauguração.

O projeto que deu origem a esta loja, criada pelo Grupo O Valor do Tempo, ANCOSE E Estrelacoop, surgiu em 2021 quando o Grupo O Valor do Tempo, com raízes na Serra da Estrela, reforçou a sua linha de atuação de apoio aos pastores com a aquisição total da lã do universo das cerca de 25.000 ovelhas da raça Bordaleira, promovendo um novo modelo de valorização da economia local.


Em parceria com a ANCOSE e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e com a colaboração da docente da Universidade da Beira Interior e Investigadora da UNIDCOM (IADE), Madalena Rocha Pereira, o Grupo O Valor do Tempo desenvolveu um projeto para a valorização da lã da ovelha Bordaleira, adquirindo a sua totalidade para apresentar um produto 100% lã, que é “simultaneamente um certificado da visita à Serra da Estrela e o expoente máximo da economia circular e da sustentabilidade”.

“Criada na imensidão da Serra da Estrela, a Ovelha Bordaleira é o tesouro mais bem guardado das montanhas. Mas só há um protagonista que persiste e a torna possível: o pastor”, lê-se no convite para a inauguração do espaço que celebra os pastores da Serra da Estrela, no topo da mais alta montanha de Portugal Continental.

Fotografia: Pedro Abranches D’Aguiar Mateus