Covilhã: 5ª edição do cartaz “Verão no Centro Histórico” decorre nas sextas-feiras de agosto

Música e visitas guiadas e encenadas pela história da Covilhã são os ingredientes principais para o cartaz de mais uma edição, a 5ª, do “Verão no Centro Histórico”, uma iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã.

O programa arranca a 5 de agosto, e, contrariamente ao que aconteceu nos últimos dois anos devido à pandemia, as visitas são retomadas pelas ruas do Centro Histórico e os espetáculos musicais irão acontecer em diferentes locais daquela zona da cidade.


Esta edição mais curta que o habitual, irá decorrer só no mês de agosto, e que “marca o regresso ao formato original”, avançou a vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã, durante a apresentação do evento aos jornalistas, vincando que Joana Poejo, atriz que dinamiza as visitas, volta a ter público a acompanhar o seu périplo pela “história local” associada ao “património edificado e às ruas percorridas, tal como acontecia em 2018”, explicou a autarca.

A segunda característica do programa, que é terminar as visitas com um concerto por “músicos e bandas nacionais jovens” também vai ser retomada, explicou ainda Regina Gouveia, destacando o concerto de encerramento pelo covilhanense João Gonçalves.

Uma iniciativa que visa “conciliar o conhecimento da história e património local, com particular destaque para o centro histórico, com a fruição dos espetáculos musicais”, concluiu a vereadora.

Joana Poejo, que também esteve presente na conferência de imprensa, explicou que, contrariamente ao que acontecia no passado, as visitas terão um percurso linear, sendo mais curtas que a hora e meia que habitualmente duravam.

“Todas vão começar na Praça do Município e daí vão “raiar” para sítios diferentes nos quatro dias”, disse.

O covilhanense João Gonçalves, que recentemente participou no programa “Ídolos”, encerra o evento, a 26 de agosto, com um espetáculo junto à Igreja da Misericórdia onde o músico irá apresentar originais seus.

O certame começa dia 5 com o concerto de Márcia, a solo, na rua 1º de Dezembro, segue dia 12 Leo Middea, no Largo da Alegria e a 19 de agosto apresenta-se Joana Espadinha no Jardim Púbico.

As visitas guiadas e encenadas têm início marcado para as 21:30 e os concertos para as 22:15.