Investigadores do CICS-UBI estudam nova terapêutica para o glioblastoma

Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) encontra-se a desenvolver um estudo onde procura encontrar novas abordagens terapêuticas para o glioblastoma (GBM), um tumor que surge na medula espinhal ou no cérebro, afetando o Sistema Nervoso Central.

O estudo designado de “Investigação sobre o papel do recetor glicosensor T1R3 nas características do glioblastoma (STARvE)” visa analisar o potencial terapêutico de um recetor celular.


“O trabalho tem um carácter pioneiro por estudar pela primeira vez na biologia do cancro o recetor T1R3, existente em células de vários órgãos do corpo humano, avaliando in vitro o seu potencial como alvo terapêutico para o tratamento de glioblastoma”, destaca a nota de imprensa.

A investigação, que está a ser desenvolvida na Universidade da Beira Interior (UBI), é liderada por Cecília Santos do CICS-UBI e conta ainda com os contributos de elementos da mesma unidade, Isabel Gonçalves, José Cascalheira e Sílvia Socorro.

De acordo com a investigadora principal, Cecília Santos, o projeto tem um forte potencial ao nível da transferência de conhecimento sobre neurooncologia e oncometabolismo, sendo que “estamos perante a identificação de um alvo terapêutico potencial para um tipo de cancro do cérebro ainda sem cura”.

No âmbito deste estudo, a investigadora ganhou uma Bolsa de Investigação em Oncologia Dr. Rocha Alves, no valor de 10.000 euros, atribuída pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.