Serra dos Reis é vice-presidente da CMC. João Marques e José Miguel Oliveira assumem Empresas Municipais

José Armando Serra dos Reis é a partir de agora o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, foi hoje anunciado aos jornalistas no final da reunião privada do executivo.

Vítor Pereira, no habitual encontro com a comunicação social, explicou que, nesta fase do mandato, devido a reuniões de trabalho que se prendem com o PRR e o Portugal 2030 há uma necessidade de se fazer representar, de uma forma mais formal, em muitas ocasiões, considerando esta uma das razões para a nomeação.


“Está aí o PRR, o 2030, o 2020 ainda não terminou, estamos em muitas frentes de trabalho e temos de estar representados em muitos sítios, e não podendo estar eu sempre, tenho que delegar no vice-presidente”, justificou.

Vítor Pereira frisa também que a nomeação é o reconhecimento da “lealdade e da fidelidade política e do trabalho de articulação que tem havido ao longo do tempo”. Destaca ainda que é de “elementar justiça” que se reconheça “a carreira política de quem há 50 anos está no serviço público, em associações, juntas de freguesia, na assembleia municipal e na vereação”, vincando que é “o reconhecimento desse trabalho do ponto de vista político e cívico”.

Os vereadores da oposição saudaram esta opção, disse aos jornalistas Pedro Farromba.

“Saudamos a escolha” frisou, destacando que “tem uma experiência muito grande na gestão autárquica no concelho”. “Pedimos que seja mais uma voz de trabalho na Câmara e que a sua nomeação possa servir melhor o interesse público e dar algum grau de orientação à muita desorientação que existe na gestão autárquica”, disse.

Vítor Pereira nomeou também os conselhos de administração na Águas da Covilhã (AdC) e ICOVI.

Na AdC, a presidência do conselho de administração, que era do vereador José Miguel Oliveira, passa para João Marques (até aqui administrador executivo).

O presidente da Câmara frisa que é alguém que já exerceu o cargo e tem “experiencia, sabedoria, bom senso e proatividade para o exercer”.

Por forma a respeitar a lei da paridade foi nomeada Ana Garcia, jurista do município com “larga experiência no domínio autárquico”, que irá desempenhar o cargo de vogal sem remuneração. O parceiro privado mantém António Garcia no cargo, explicou ainda Vítor Pereira.

Na ICOVI, o cargo de presidente de conselho de administração, que estava com o próprio Vítor Pereira, passa para José Miguel Oliveira, como administrador executivo continua Nuno Pedro e Ana Garcia integra também este conselho.

“Finalmente” foram nomeados os conselhos de administração das empresas municipais. Foi desta forma que a oposição reagiu, frisando que é, também, resultado da sua “pressão”, tanto na Câmara como na Assembleia Municipal, disse Pedro Farromba, vereador eleito pela coligação “Juntos Fazemos Melhor”.

“Pedimos aos novos administradores que cumpram a lei e que façam vir a este órgão as contas e atividades das empresas, para que este possa funcionar, como não tem funcionado no passado, isto é, como fiscalizador, porque a informação que chega aqui, muitas vezes, já foi tratada e não há como alterar”, disse. 

Vítor Pereira explica que na Parkurbis, porque se trata de uma associação, a administração não é nomeada, mas eleita, o que, recorde-se, aconteceu em fevereiro de 2020 com mandato em vigor até fevereiro de 2023.

Referir que o conselho de administração é presidido por Jorge Patrão e integra a vereadora Regina Gouveia e André Figueiredo que representa a Altice.