Torneio Diamantino Costa/Cidade da Covilhã: ADE organiza verdadeira festa do futebol

Independentemente de vencedores e vencidos “a festa e o companheirismo” que se viveram ao longo dos dois dias de Torneio, “só nos podem deixar satisfeitos”.

Esta é a opinião unanime dos dirigentes da Associação Desportiva da Estação, ADE, que organizou este fim de semana a 18ª edição do torneio Diamantino Costa, nos escalões de sub 10, sub 11 e sub 12.


Presentes 22 equipas, de 15 clubes diferentes, o que significa mais de 300 atletas em competição.

Paulo Ramos, presidente da direção do clube, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, destaca a alegria vivida entre organização, público e participantes. “Para eles é um torneio diferente do que estão habituados o para nós é bom porque todos dizem que querem voltar”, vincou.

Há dois anos que este torneio não se realizava devido á pandemia e ainda “houve algum receio em avançar, mas conseguiu-se levar a competição a bom porto e foi espetacular”, concluiu o dirigente.

Com bancadas cheias, claques efusivas, e muito fair play dentro de campo, o torneio “foi uma verdadeira festa do futebol”, descreve ainda o presidente, e, sendo porta-voz dos jovens atletas, afirma que “para eles é diferente, não estão habituados a jogar com tanta gente e sentem-se como se fossem gente crescida a jogar futebol”, disse.

O presidente da assembleia geral do clube, Luís Fiadeiro, à nossa reportagem, realçou a vivência que “faz parte do processo de formação dos atletas”. Um torneio que “homenageia um grande dirigente como foi Diamantino Costa”, realça Luís Fiadeiro, chamando ainda a atenção para o Patrono deste ano, Vítor rebordão. “Não nos podemos esquecer nunca do que fez pelo clube, a obra realizada fala por si”, rematou.

Questionado sobre a importância deste reconhecimento Vítor Rebordão mostrou-se satisfeito, mas não escondeu a mágoa que sente por ver o complexo desportivo da ADE por concluir. Aponta o dedo aos políticos da atualidade, “que prometeram ajudar e nos enganaram”, disse.

“Aqui está o sangue, suor e lágrimas de muita gente que esteve comigo na direção, incluindo Diamantino Costa. Onde estiver deve estar triste com esta realidade”, disse o atual vice-presidente da mesa da assembleia geral do clube e que durante 36 foi presidente da direção.

No encerramento do torneio esteve também José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal da Covilhã, que considerou este torneio “um hino ao futebol”.

“O Torneio da ADE já nos habituou a esta grande envolvência e moldura humana, é um hino ao futebol, estão aqui equipas de norte a sul, é um torneio já com gabarito nacional o que só nos pode encher de orgulho, isto num fim de semana com inúmeras atividades o que mostra a vida do nosso concelho, em termos desportivos, culturais e recreativos”, disse.

Sobre as obras no complexo José Miguel Oliveira frisa que este está “operacional”, tal como prova a sua atividade ao longo do ano, destacando que através do contrato-programa de desenvolvimento desportivo a autarquia apoio o clube, considerando que “neste momento a ADE é um clube sólido, tem a situação estabilizada, fruto também do apoio da Câmara Municipal”.

Quanto à classificação final do torneio, no escalão sub 12 a vitória foi do Sporting Clube de Portugal, em 2º o SC Braga e 3º o Feirense, seguindo-se, por esta ordem, ADE, UD Santarém, Núcleo Sportinguista de Rio Maior, ADCEO e AD Manteigas.

Em sub 11 venceu o Salgueiral SARC, em AD Fafe e em 3º a AD Estação. Seguem -se ADCEO, NS Rio Maior, Guarda Unida D, SCE Portalegre e UD Santarém SAD.

Em sub 10 venceu o Salgueiral SARC, em 2º o Desportivo de Castelo Branco e em 3º a AD Estação “A”. Seguem-se o GDC Silvares, ARCB Valongo e a AD Estação “B”.