UBI assina memorando de entendimento com Belmonte, Covilhã, Fundão e Manteigas

A Universidade da Beira Interior (UBI) e os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Manteigas assinam, amanhã, dia 15, um Memorando de Entendimento a propósito do “Levantamento das Infraestruturas-Base da BEIRAVALLEY”.

A parceria é oficializada às 17:00, na Reitoria da UBI e contará com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Eduardo Anselmo de Castro, do Reitor da UBI e os presidentes das câmaras municipais envolvidas.


Em nota de imprensa divulgada esta quinta-feira, a UBI explica que o memorando visa ser o ponto de partida de um estudo a realizar nos quatro municípios, fazendo “o levantamento do parque habitacional disponível, dos alojamentos suscetíveis de ações de reabilitação e da sistematização do cronograma a curto e médio prazos dos novos alojamentos”.

“Ainda que o levantamento das infraestruturas base seja centrado na habitação, tal propósito insere-se numa perspetiva mais ampla da qualidade de vida que lhe está associada e inclui as infraestruturas culturais, de educação, de prestação de cuidados de saúde, de estabelecimentos de comércio, de condições de mobilidade ou proximidade a espaços verdes e de lazer, entre outros indicadores de qualidade dos espaços urbanos”, está ainda descrito no documento.

Referir que a empresa portuguesa WIT Software vai instalar-se em Belmonte, em 2025, o que justifica o interesse em realizar o “Levantamento das infraestruturas base da BEIRAVALLEY” nesse município e ainda nos concelhos vizinhos de Manteigas, Covilhã e Fundão, destaca ainda o documento enviado à nossa redação.