Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela tem 70 filmes a concurso de 25 países

São 70 os filmes incluídos na Seleção Oficial da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorre em Seia entre os dias 8 e 15 de outubro.

Segundo a organização mais de 25 países estão representados na edição deste ano, sendo Portugal, França, Espanha e Alemanha, os que têm maior número de trabalhos a concurso.


Novas ‘pandemias’, doenças emergentes, fraudes alimentares, pecuária sustentável, luta de povos nativos, são algumas das temáticas abordadas, especificam ainda os responsáveis pela mostra.

A edição de 2022 do Cine Eco será uma das “mais representativas”, frisa a nota de imprensa, destacando que o Festival é “um evento de charneira para a divulgação das mais recentes produções documentais sobre os mais prementes desafios ambientais e societais, mas também como um importante espaço de debate e contato com realidades que imaginávamos pertencer apenas à dimensão das distopias”, afirma a organização do Cine Eco.

Na Competição Internacional de Longas-Metragens figuram 11 documentários. Na Competição Internacional de Curtas Metragens participam 26 documentários e filmes de ficção de vários países como Irão, Senegal, Chile, Rússia, Austrália, Sérvia, Cuba e vários países europeus. A categoria Séries e Reportagens Televisivas integra 11 trabalhos que versam sobre temáticas tão diversas como a agricultura intensiva, fraude alimentar, novas oportunidades da agricultura sustentável, educação ecológica subaquática, o degelo, o papel das abelhas. Na Competição de Longas-Metragens em Língua Portuguesa figuram 4 películas de Portugal e Brasil; na Competição de Curtas Metragens concorrem 13 filmes e, já na Competição Panorama Regional, estão a concurso 5 trabalhos.

Dizer que o Cine Eco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental e é organizado, de forma ininterrupta, há 27 anos pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.