Incêndio: Frente “mais preocupante” em direção a Orjais

Na sequência do reacendimento do incêndio em Vale de Amoreira, durante a tarde de ontem, existem, neste momento, três frentes ativas, sendo que a “mais preocupante” está a alastra-se para sul, mais concretamente em direção à freguesia de Orjais.

Segundo o Comandante Nacional da Proteção Civil, André Fernandes, registam-se, até ao momento, 45 pessoas deslocadas das suas habitações, mais dez que ontem, oito em Vale Formoso e duas em Belmonte. Também em Vale Formoso as chamas já consumiram duas casas, uma de primeira habitação e outra de segunda.


O incêndio, que lavra há dez dias, provocou, no total, três feridos com gravidade, 19 feridos ligeiros e foram realizadas 25 assistências no terreno.

Ainda de acordo com André Fernandes, o incêndio apresenta uma progressão para criar novas frentes, devido à “meteorologia desfavorável ao combate que está prevista para o dia de hoje”, prevendo-se uma tarde “muito complicada”.

“É um incêndio bastante partido, com uma grande potencialidade de ter novas aberturas”, alertou o comandante nacional, acrescentando que as três frentes são, agora, a “prioridade de estabilização do incêndio”.

Estão, a esta hora (13:15), 1137 operacionais no terreno, auxiliados por 345 viaturas e dez meios aéreos.