UBI desenvolve estudo sobre o impacto das alterações climáticas na habitação social

Está em desenvolvimento, na Universidade da Beira Interior (UBI), um estudo sobre o impacto das alterações climáticas na habitação social da região. O trabalho tem como objetivo “investigar medidas de mitigação dos impactos das alterações climáticas nesse parque habitacional, com base em simulações dinâmicas e considerando cenários climáticos atuais e futuros para os anos 2050 e 2080”, pode ler-se no site oficial da UBI.

Segundo a instituição, o estudo, cuja conclusão está prevista até final deste ano, “permitirá definir que medidas de reabilitação construtiva – individualmente ou combinadas – poderão obter melhores resultados nestes cenários, relativamente ao conforto térmico das habitações e à sua eficiência energética, numa região com localidades que apresentam invernos e verões bastante rigorosos à escala nacional”.


A investigação está a decorrer no âmbito da tese de doutoramento em Engenharia Civil do investigador e docente da UBI, Pedro Isaac Brandão, com orientação do docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, João Carlos Lanzinha.

“Espera-se que o estudo venha a ter um impacto significativo na melhoria das condições de habitabilidade de populações da região, tendo em conta as características climáticas verificadas nos últimos anos e que se prevê poderem ser agravadas num futuro próximo”, avança a UBI em comunicado.

A instituição acrescenta ainda que, “dentro deste âmbito, as reabilitações construtivas que melhorem o desempenho passivo dos edifícios ganharam uma importância particular com o aparecimento de fenómenos de crise energética, decorrentes da recente guerra na Ucrânia, e que são particularmente sensíveis em países do sul da Europa, com altos índices de pobreza energética em muitas regiões e para onde estão previstos os efeitos mais exigentes das mudanças climáticas”.