UBI: Mestrado em Bioquímica acreditado pelo período máximo

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior deu nota positiva ao mestrado em Bioquímica da Universidade da Beira Interior (UBI), autorizando o seu funcionamento por seis anos, o máximo permitido por lei. A entidade nacional que avalia a qualidade dos cursos superiores destaca que “o ciclo de estudos é de excelente qualidade”, pode ler-se no site da universidade.

“A acreditação do mestrado em Bioquímica, que integra a oferta formativa do Departamento de Química da Faculdade de Ciências já há bastantes anos, evidencia a garantia de qualidade do curso e o sucesso da aposta continuada da UBI numa das áreas de grande e crescente foco de desenvolvimento, investimento e investigação ao nível nacional e internacional”, salienta o diretor da formação, Samuel Silvestre.


No relatório que suporta a decisão, a A3ES considera que a UBI “tem muito boas instalações físicas e equipamentos, além de um corpo docente estável, multidisciplinar e bastante qualificado, garantindo-se uma formação teórica e prática de elevada qualidade”.

A instituição explica ainda que “um dos dados positivos é a possibilidade de os estudantes realizarem estágios em meio empresarial ou hospitalar, em alternativa à dissertação, o que tem elevado impacto, não só para a formação como para uma futura entrada no mercado de trabalho”, acrescentando que “esta realidade contribui para os elevados níveis de empregabilidade dos graduados pelo ciclo de estudos, que não revelam dificuldades de transição para o mercado de trabalho”.

O 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Bioquímica visa “uma formação de banda larga e como foi destacado pela A3ES, é diversificado e bem elaborado”, refere o diretor do curso.

De acordo com o site da UBI, o mestrado tem como objetivos principais “oferecer uma formação avançada em Bioquímica e desenvolver nos estudantes as competências que lhes permitam desempenhar com sucesso funções altamente diferenciadas ou atividades de investigação, com aplicações nas áreas das ciências da saúde, da biotecnologia e noutras áreas afins”.

O mestrado em Bioquímica tem candidaturas abertas até 24 de agosto, estando disponíveis na plataforma de candidatura online.