Com mais vagas no Ensino Superior, candidaturas à 1ª fase abrem novamente no domingo

Depois de o Governo ter aprovado o aumento do número de vagas do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior (CNAES) devido ao elevado número de candidatos, a plataforma online para a 1ª fase vai estar aberta no domingo para novas candidaturas ou alterações.

Na sequência do “aumento considerável de candidatos”, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior publicou, ontem, um despacho no Diário da República sobre o reforço do número de vagas, onde refere a abertura desta plataforma de candidatura ao (CNAES) para o ano letivo de 2022-2023.


Recorde-se que, de acordo com um outro despacho, publicado na segunda-feira, as instituições vão poder aumentar em 5% o número de vagas do CNAES, sendo que esse reforço é feito através da transferência de vagas dos concursos especiais de acesso que não tenham sido ocupadas ou que, no caso de os concursos ainda não estarem concluídos, as instituições prevejam que não venham a ter ocupação em função do número de candidatos.

Em alguns casos, o aumento pode ir até 10%, como é o caso dos cursos com maior procura, maior número de candidatos nas primeiras opções e com as notas de candidatura mais elevadas, e ainda os cursos previstos nas candidaturas aos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adulto.

A medida beneficia também os cursos de ciências e tecnologias do espaço e engenharia aeroespacial, em competências digitais ou em ciências de dados e sistemas avançados de informação, e em educação básica, segundo o documento publicado na terça-feira.

A lista de vagas será atualizada na página da Direção-Geral do Ensino Superior (www.dges.gov.pt) até sábado. No domingo, a plataforma vai estar aberta para que os alunos possam apresentar a candidatura à 1ª fase, se não o fizeram ainda, ou alterar as opções já apresentadas.

Os resultados da 1ª fase do CNAES serão conhecidos em 11 de setembro e segue-se depois a 2ª fase, que decorre entre 12 e 23 de setembro, havendo ainda uma 3ª fase, entre 7 e 11 de outubro.