Antigo ortopedista do CHUCB absolvido de crimes de violação e coação sexual

O médico ortopedista do Centro Universitário Hospitalar Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, que estava acusado de um crime de violação e de quatro crimes de coação sexual, foi esta segunda-feira absolvido, no Tribunal de Castelo Branco.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o médico de 68 anos estava acusado de ter praticado estes crimes entre janeiro e outubro de 2020, em contexto hospitalar, no CHUCB, causando três vítimas.


Após a leitura do acórdão, os advogados que representam duas das alegadas vítimas confirmaram a intenção de recorrer.

Na leitura do acórdão, o presidente do coletivo de juízes, Joaquim Borges, explicou que o tribunal não deu como provados nenhum dos cinco crimes, ainda que tenha sido provado que foram realizados exames por parte do arguido às alegadas vítimas.

No entanto, nesta decisão pesou um parecer do Colégio da Especialidade de Ortopedia da Ordem dos Médicos, que apontou que estes exames terão seguido o protocolo vigente na altura.

Na sequência da deliberação, o tribunal suspendeu as medidas de coação a que o arguido estava sujeito, mantendo-se, assim, apenas o Termo de Identidade e Residência até trânsito em julgado. Também o pedido de indemnização foi considerado infundado.

Recordar que o caso começou a ser julgado no dia 21 de junho, no Tribunal de Castelo Branco, à porta fechada por estarem em causa crimes de natureza sexual.