Incêndios: Presidente da CIM-BSE espera que proposta do Governo “satisfaça minimamente” as necessidades

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, CIM-BSE, Luís Tadeu, espera que as medidas do Governo para os concelhos do território atingidos pelo incêndio de agosto “satisfaçam minimamente as necessidades” e que os municípios “não sejam penalizados”.

O também presidente da Câmara Municipal de Gouveia disse esperar que “os municípios não sejam penalizados, porque já o foram pelo, e com, o incêndio. Agora, serem penalizados com o ter que suportar a parte da reconstrução do que foi destruído, isso é penalizar o território e as suas gentes”, afirmou.


Luís Tadeu participou, na segunda-feira, em Lisboa, numa reunião com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com secretários de Estado de várias áreas governamentais e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), para apresentação, aos seis autarcas do Parque Natural da serra da Estrela (PNSE), de uma forma global, as medidas que estão preparadas para serem implementadas no âmbito dos levantamentos efetuados.

O autarca disse que na reunião de trabalho os representantes dos municípios ouviram “as linhas gerais daquilo que o Governo” propõe para o território, mas “nada ainda detalhado”.

No encontro, os autarcas dos concelhos do PNSE “tiveram a oportunidade de fazer sentir ao Governo as suas preocupações, as suas dificuldades, em relação àquilo que aconteceu e àquilo que há necessidade de refazer e de compor”.