UBI formaliza financiamento para obras nas residências

A UBI tem formalizado com o Governo o financiamento para a reabilitação e construção de residências universitárias, avança a Ubi em nota de imprensa.

Segundo o documento o contrato de financiamento foi rubricado por Mário Raposo, reitor da UBI, em cerimónia realizada ontem, na Academia das Ciências de Lisboa e em que participaram a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e o Primeiro-Ministro, António Costa


Trata-se de um investimento total que ronda os quatro milhões de euros (sem IVA), com um financiamento aprovado de cerca três milhões e quatrocentos mil euros, “que lhe permitirá aumentar a oferta de alojamento de elevada qualidade, para os seus estudantes”.

O apoio é atribuído no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, “e que resultou de quatro candidaturas de sucesso apresentadas pela UBI”, explica ainda a nota, vincando que desta forma “fica garantido um dos maiores investimentos nas residências universitárias da instituição nas últimas décadas, com obras em cerca de metade das 700 camas existentes atualmente”.

O financiamento abrange a renovação dos edifícios da Residência n.º 1, Residência n.º 3, e residência 4/5. Outra obra de relevo é a adaptação da antiga Cantina da Boavista a residência universitária, “recuperando e dinamizando, na zona histórica da cidade, mais um espaço de vivência dos estudantes, o qual se encontrava encerrado há vários anos”.

Mário Raposo, citado na nota de imprensa, frisa que a intervenção vai oferecer “alojamento estudantil de qualidade a custos acessíveis” e “melhorar as condições de vida da comunidade académica, nomeadamente para os estudantes mais carenciados”, sendo a Ação Social uma área prioritária da academia. O Reitor da UBI acrescenta que resolve ainda o “problema profundo de desgaste acentuado das estruturas de alojamento da UBI”.