UBI: Antigo aluno premiado pelo trabalho no ensino da Física

Albino Rafael Pinto, formado em Física pela Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF). De acordo com a instituição, o professor do Agrupamento de Escola da Lixa, no concelho de Felgueiras, foi “reconhecido pela atividade e especial dedicação à profissão, evidenciando um trabalho significativo para o ensino-aprendizagem da Física”.

Segundo a UBI, além da carreira como docente do Ensino Secundário, Albino Pinto tem-se empenhado na divulgação e desenvolvimento de recursos educativos. Um dos exemplos é a dinamização do blogue “Física na Lixa”, onde disponibiliza diversos conteúdos, de acesso livre, para alunos e professores.


O empenho na criação de conteúdos inovadores de ensino-aprendizagem já tinha valido outros prémios ao diplomado pela UBI, que concluiu o curso no ano letivo de 1994/95, refere ainda a instituição. Entre os anos de 2018 e 2020 venceu três prémios da Casa das Ciências, na categoria de Recurso Educativo.

O Prémio de Boas Práticas Pedagógicas foi entregue a Albino Rafael Pinto durante o FÍSICA 2022 – 23.ª Conferência Nacional de Física e 32º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que decorreu na Universidade do Porto, entre 7 e 10 de setembro de 2022.