UBI organiza Noite Europeia de Investigadores para “envolver população na ciência”

A Universidade da Beira Interior (UBI) e as restantes academias que integram a aliança UNITA promovem um programa que visa “aproximar cientistas e a população”, pode ler-se em nota de imprensa.

A “Maratona de Investigação” tem início às 17:00, no Jardim Público da Covilhã, e tem a duração de duas horas, com a participação de 12 investigadores. Segundo o mesmo documento, cada participante fará intervenções, com a duração de aproximadamente 15 minutos, para apresentar um tema de investigação, tendo como ponto de partida notícias falsas, estereótipos ou mitos em ciência.


Para as 21:00, está programada a Caminhada de Ciência e Arte Urbana, que tem como ponto de encontro o Largo da Infantaria 21, junto ao Jardim Público. O percurso vai passar pelos diversos murais existentes no centro histórico da Covilhã e, em cada trabalho, haverá um cientista dos vários grupos de investigação que irá abordar um tema durante 57 segundos.

A chegada está agendada para as 22:00, na sede da Associação Académica da UBI (AAUBI), onde será feita uma prova de vinhos e queijos da região.

As temáticas da maratona são as cinco missões do Horizonte Europa: adaptação às alterações climáticas; cancro; oceanos saudáveis, áreas costeiras e cursos de água; cidades inteligentes e neutras para o clima e solos saudáveis e alimentação.

O evento, designado “UNIGHT – Noite Europeia dos Investigadores”, decorre na sexta-feira, dia 30, e é um projeto promovido por parceiros da aliança UNITA, que visa “realizar eventos locais e internacionais de divulgação da ciência e da investigação”.