Dia da Cidade: Covilhã homenageia 12 personalidades

A Câmara Municipal da Covilhã vai homenagear, por ocasião das comemorações dos 152 anos da elevação da Covilhã a cidade, a 20 de outubro, 12 personalidades do concelho.

Maria Helena Quaresma, operária e, desde há vários anos, presidente da Associação de Reformados da Covilhã, foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, como sendo “um exemplo de vida”.


Correia Saraiva, que faleceu a 20 de maio de 2021, recebe a medalha a título póstumo. O autarca vincou que Correia Saraiva esteve, desde sempre, ligado a diversas instituições da cidade, como as Conferências S. Vicente Paulo e a Rádio Clube da Covilhã.

Gabriel Raimundo, a título póstumo, natural do Tortosendo, “um antifascista”, esteve exilado em Paris e “deixou obra literária digna de registo”.

António Rodrigues Assunção, professor aposentado, que, entre muitas outras obras, escreve e estuda sobre o Movimento Operário da cidade.

Rui Marques, jovem empresário, proprietário da Covialimentar. “Subiu a pulso”, sublinhou o edil, acrescentando que “está a afirmar-se” no mundo empresarial como jovem empreendedor.

João José de Jesus Nunes, homem ligado aos seguros e com vasta obra literária. Entre outros livros, escreveu a história do Sporting da Covilhã.

Elias Riscado, presidente do Grupo Desportivo da Mata, também com uma vida ligada ao associativismo e ao têxtil.

João Gomes, obstetra, destacando-se a “brilhante” carreira que construiu no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

José Gonçalves, Coronel da GNR e que fez grande parte da carreira na região, foi um dos impulsionadores da Brigada de Montanha da GNR.

Francisco Geraldes, desenhador e “apaixonado por muitas causas na Covilhã”, desde a cultura ao património.

D. Luciano, Bispo de Viseu, que, durante muitos anos, esteve na região. Foi capelão da UBI e deixou a sua marca neste território.

José Manuel Amarelo, “um homem do povo”, disse Vítor Pereira, destacando o seu lado humano e humanista.

Todos os homenageados vão receber a Medalha de Mérito Municipal na categoria prata.

Recorde-se que os nomes foram dados a conhecer em 2020, no entanto, a cerimónia não se realizou, nesse ano, devido à pandemia e, no ano seguinte, devido à tomada de posse dos órgãos eleitos para a Câmara Municipal da Covilhã e Assembleia Municipal.

As homenagens terão lugar no dia 20 de outubro, às 15:00, durante a Sessão Solene comemorativa do dia da cidade.

A Sessão Solene terá início às 10:15 e conta com intervenções do “Covilhã tem Força”, PCP, CDS, PSD, PS, de Vítor Pereira, e do presidente da Assembleia Municipal, João Casteleiro.