250 voluntários a “Cozinhar por uma Causa” na Covilhã ajudaram 300 famílias

Cerca de 250 voluntários juntaram-se na iniciativa “Cozinhar por uma causa”, lançada em Portugal pela marca detentora do robot de cozinha Bimby, que decorreu no sábado no pavilhão da ANIL, na Covilhã.

A ideia de trazer este evento para a cidade esteve a “cozinhar em lume brando” desde 2014, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã Patrícia Santos, agente da marca na região e mentora da iniciativa.


Explica que foi em 2014 que participou pela primeira vez num evento do género, em Lisboa, e repetiu depois em 2017 no Porto. Nestes encontros participaram apenas agentes, e desde então quis replicar a iniciativa aqui.

Na Covilhã a ação juntou às agentes da marca também os proprietários do robot de cozinha e outros que se quiseram associar. No final, todas as refeições confecionadas, cerca de 300, foram oferecidas às Conferencias Vicentinas para entregar a famílias carenciadas.

Uma ideia “só possível de concretizar graças às sinergias conseguidas” e à coorganização da Câmara Municipal da Covilhã, destaca ainda Patrícia Santos.

“Posso, com algum orgulho, dizer que os meus clientes foram o fornecedor número um do evento. Desde o primeiro momento que disseram presente a tudo o que pedi. A Vorwerk, proprietária da marca, tudo o que não foi oferecido pelos patrocinadores, a nível de legumes, frescos e ingredientes necessários, mercearias, comprou na Covilhã aos patrocinadores”, relata a agente, concluindo que “este é um evento que mexe muito connosco. Foi o verdadeiro cozinhar por uma causa graças às sinergias que criou”.

No final “há um sentimento de dever cumprido”, destaca ainda Patrícia Santos, avançando que “já estamos a pensar no próximo”, quanto a este “estou orgulhosa da minha cidade”, resume.

Para além da satisfação da organização, também os “clientes adoraram poder ajudar desta forma”, frisa a responsável, deixando a questão “como é possível que um eletrodoméstico conseguiga juntar numa causa tanta gente com vontade de ajudar o próximo?”.

Para além da Câmara Municipal da Covilhã, a iniciativa contou com o apoio do Moto Clube Lobos da Neve e da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que já em 2020 participaram no evento que se realizou na cidade, embora em moldes diferentes devido à pandemia. Nessa altura decorreu em regime takeaway, uma vez que os proprietários do robot cozinharam em suas casas.