Peso: Projeto “Cuidar em Casa” termina “por falta de apoios”

O projeto “Cuidar em Casa”, do Centro Social Comunitário do Peso, chegou ao fim “por falta de apoios”, avançou Rui Amaro, presidente do administração do centro.

Em declarações à Rádio Clube da Covilhã, o responsável pelo centro e também presidente da União de Freguesias de Peso e Vales do Rio, revela que foi “solicitado apoio à Câmara Municipal da Covilhã e um protocolo ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”, adiantando que “não foram obtidas respostas de ambas as entidades”.


Com o apoio do BPI e da fundação “la Caixa”, o projeto teve início em 2019, no entanto, Rui Amaro sublinha não ser possível “continuar com o projeto, no próximo ano, devido ao orçamento do mesmo, que ronda os 40 mil euros”.

De acordo com o presidente, a iniciativa tinha como objetivo “prestar apoio aos idosos isolados nas localidades da denominada corda do Rio, nomeadamente, Dominguizo, Vales do Rio, Peso, Barco e Coutada”.

Rui Amaro frisou, ainda, que o término deste projeto “afeta 68 idosos, assinalados pela GNR, que vão ficar sem apoios que eram importantes para as suas vidas em comunidade”.

A equipa do “cuidar em casa” era composta por uma socióloga, uma psicóloga, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, um animador e uma auxiliar.

Em última nota, Rui Amaro salientou que “este projeto foi um verdadeiro sucesso, tendo mostrado que é este o caminho para o serviço de apoio domiciliário”.