Cláudia André questiona MAI sobre problemas dos bombeiros na região

Na sequência da discussão, em especialidade, do Orçamento de Estado para o próximo ano de 2023, a deputada do PSD Cláudia André, eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, questionou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sobre os atuais problemas das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários, destaca em nota de imprensa. 

No documento, a parlamentar lamenta “que dentro de pouco tempo os bombeiros do distrito vão ser esquartejados por três comandos sub-regionais e três CIM’s diferentes”, Cláudia André começou por alertar o Ministro que o SNS tem para com estas associações do distrito “uma dívida que ascende a mais de um milhão de euros”. Situação que levou a parlamentar a salientar também o facto destas associações ainda não terem recebido “as despesas relativamente aos incêndios de 2022”.


Além de querer saber se o governo vai “criar a carreira profissional de bombeiros”, a parlamentar questionou também sobre a intenção do governo reforçar o número de equipas de intervenção prioritária. Desta forma, Cláudia André quis saber se “será o MAI a financiar a totalidade destes aumentos anunciados” uma vez que apesar de anunciar como feito seu, “as autarquias têm financiado estas equipas em 50%”.