OE2023: Deputados do PS questionam Ministro da Administração Interna

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Nuno Fazenda e Tiago Soares Monteiro, efetuaram no passado dia 2 de novembro, um conjunto de questões ao ministro da Administração Interna, em audição parlamentar, no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Orçamento de Estado para 2023, frisam os deputados em nota de imprensa.

O deputado Nuno Fazenda referiu-se ao incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, valorizando a importância de serem concretizadas e aprovadas em Conselho de Ministros ações para a proteção e revitalização da Serra Estrela. A este propósito questionou sobre o ponto de situação das Equipas de Intervenção Permanente de Bombeiros para a defesa das populações e dos territórios. Relativamente às Forças de Segurança, questionou acerca da entrada de novos quadros da PSP e da GNR no distrito de Castelo Branco.


Por sua vez, Tiago Soares Monteiro, referiu-se à importância do programa de acompanhamento de Idosos promovido pela GNR, que faz a monitorização destas camadas da população que vivem de forma isolada no Distrito. Sobre infraestruturas, perguntou se o próximo ano traria o início das obras do quartel da GNR do Fundão, apelando ainda para um reforço de efetivos nos Postos Territoriais e Alpedrinha, Silvares e Soalheira.

Em resposta, o Ministro da Administração Interna José Luís Carneiro afirmou a aprovação de 6 novas Equipas de Intervenção Permanente para os territórios da Serra da Estrela, avançando agora a contratualização.

No capítulo da segurança, referiu que entraram 97 novos agentes: 14 da PSP e 83 da GNR só no Distrito em 2022, estimando-se novas entradas com este novo orçamento. O Ministro considerou ainda o Programa Idosos em segurança, valorizando o trabalho da GNR junto dos territórios rurais, e a necessidade de existiram mais meios humanos para a sua missão, remetendo para a Secretária de Estado, Isabel Oneto, a resposta sobre o quartel, que replicou dizendo que o projeto aguarda conclusão.