Filarmónica Recreativa Cortense celebra 123 anos com muita vitalidade

A Filarmónica Recreativa Cortense, celebra amanhã, dia 11, 123 anos de existência e comemora a efeméride no domingo com um almoço de confraternização.

“Uma idade longa, mas com muita vitalidade”, sublinha o presidente da direção do grupo, Alexandre Barata, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.


“A idade é longa, mas persistimos sempre com a nossa atividade o que é sinal que estamos de boa saúde”, destaca o dirigente, frisando que o período mais difícil da pandemia, que obrigou a dois anos de paragem, foi ultrapassado e neste ano de 2022 já se retomou o percurso habitual “com festas, romarias e com ensaios normais, o que é muito bom”, diz.

Para além da atividade normal de uma filarmónica, como a participação em festas religiosas e apresentações um pouco por toda a região, o maior desafio é a organização do certame Pastores, em Cortes do Meio, cuja realização representa o “grande momento de afirmação da Filarmónica em toda a região”, avança Alexandre Barata. “Se não estávamos já afirmados na região e na Freguesia esta realização foi o ponto alto de afirmação”, sublinha, destacando que já se pensa na edição de 2023 que, como sempre, terá lugar no primeiro fim-de-semana de outubro.

A instituição tem 32 elementos na banda e 10 crianças na escola de musica, explica o dirigente, vincando que este é o “garante da continuidade da filarmónica”. Alexandre Barata afirma que garantir este número de elementos só se consegue “com muito empenho e carolice de todos os elementos e dirigentes”.

“É difícil cativar um jovem a ingressar nas fileiras de uma filarmónica, mas vamos tentando conciliar e vamos conseguindo ter a escola de música a funcionar que é o garante da nossa continuidade”, destaca o dirigente, vincando que esta é uma “tradição que, também na freguesia, passa de pais para filhos”.

Em termos financeiros a filarmónica “esta estável”, depois de ter conseguido atravessar o período mais difícil da pandemia, em que “as despesas se mantiveram e as receitas diminuíram devido à paragem”, diz ainda o responsável.

Os festejos deste aniversário, no domingo, começam às 9:30 com uma arruada pelas ruas da aldeia, segue-se a eucaristia, que terá animação pela Filarmónica e o acompanhamento da procissão com a imagem de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

No final haverá um momento musical, cerca das 12:00, e às 13:00 tem lugar o almoço convívio.