Penamacor: Vereador pede suspensão após condenação por corrupção enquanto funcionário do SEF

O vereador da Câmara Municipal de Penamacor, José António Borrego, pediu a suspensão do mandato após ter sido condenado, por corrupção, enquanto funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com informação avançada pela SIC, o presidente da autarquia, António Beites, não esclareceu se sabia que o vereador acusado dos crimes era o principal arguido quando o escolheu para a sua equipa, dando-lhe a posse, em outubro, como vereador responsável pelos recursos humanos, inovação e tecnologia, infraestruturas e serviços municipais.


Na reunião do executivo, que decorreu ontem de manhã, o presidente da Câmara de Penamacor já não contou com o vereador socialista.

Frisando que não fala sobre essas questões, António Beites, afirma que “o que importa aqui, é olhar para os destinos do município”.

A oposição no executivo da Câmara Municipal de Penamacor, “Abraçar Penamacor”, exigiu ontem, dia 4, que o vereador socialista renuncie ao cargo.

“Perante a condenação pelo tribunal, a pena de prisão, ainda que suspensa, entendemos que o senhor José António Borrego não tem condições morais para continuar a exercer qualquer cargo político, pelo que, em nome dos mais elementares princípios da ética, não lhe resta alternativa a não ser a de apresentar, de imediato, a renúncia ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Penamacor”, indica o movimento.

O antigo funcionário do SEF foi condenado, esta semana, a quatro anos de pena suspensa por facilitar vistos de residência a estrangeiros, a troco de presentes e refeições em restaurantes, em cumplicidade com outro funcionário do SEF.

José António Borrego foi condenado por um crime continuado de corrupção passiva e outro de abuso de poder, sendo que todos os factos da acusação foram dados como provados.