Bairro das Nogueiras tem novo espaço comunitário para promover “qualidade de vida”

O Bairro das Nogueiras, no Teixoso, recebeu em festa a comitiva da Câmara Municipal da Covilhã, União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, elementos da Beira Serra e restantes entidades oficiais para a inauguração do mais recente espaço comunitário do bairro.

Trata-se de um espaço com forno, lareira, jardim de cheiros, bancos e zona de lazer, projetado com a colaboração do departamento de arquitetura da Universidade da Beira Interior e que resulta de uma candidatura da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, ao projeto Pontes, do Programa Bairros Saudáveis.


A inauguração do espaço, e da requalificação da Garagem 33, que pretende ser um centro de animação comunitário, decorreu ontem ao fim da tarde.

Um projeto que “valoriza o espaço público e que melhora as condições de lazer e convívio dos residentes”, disse o presidente da Beira Serra, Albino Santarém, afirmando que “desta forma também se contribui para a coesão social”.

Um projeto para “congregar e unir” que permite “criar laços de afeto”, frisou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, vincando que o objetivo é “promover a qualidade de vida” e dar ferramentas para que “todos os moradores queiram mais, sejam exigentes”.

Um local “simbólico” que se espera promova a união dos moradores em eventos que ali promovam, tanto no espaço do forno, na Garagem 33, frisou.

O autarca “enalteceu” o trabalho de todos os que se “dedicam de corpo e alma estes projetos”, enumerando a comissão de moradores e a Beira Serra que “tem aqui um papel primordial”, disse.

António Carriço, presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, afirma que a junta a que preside está “sempre disponível para valorizar a urbanização das Nogueiras”. Uma valorização de que estes projetos são exemplo.

Todas as entidades foram unanimes ao reconhecer o papel fundamental que a comissão de moradores representa no bairro.

Em nome de todos os que ali residem, a dona Graça, mobilizadora de todas as atividades do local, não teve dúvidas em colocar em voz alta o que todos querem “um bairro unido, amigo e muito limpo”.

O conjunto de obras inaugurado representa um investimento de 50 mil euros, e representa uma melhoria nas condições de vida para as 160 famílias ali residentes, permitindo que “partilhem, aprendam e estabeleçam laços entre eles e os habitantes da freguesia que não residem no bairro”, frisa a Beira Serra.