AEFHP participa em projeto europeu para “atenuar as desigualdades de acesso à educação digital”

O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP) viu aprovada a sua candidatura ao projeto “Learning from the Extremes — A Rural Schools Innovation Roadmap”, uma iniciativa conjunta do Parlamento Europeu (PE) e da Comissão Europeia (CE).

De acordo com a nota de imprensa, pretende-se “atenuar as desigualdades de acesso à educação digital, financiando a aquisição de equipamentos e recursos educativos e, em simultâneo, capacitar digitalmente alunos, docentes e pais e encarregados de educação”.


A atividade irá envolver mais de 100 escolas rurais de dez países europeus (Portugal, Grécia, Chipre, Croácia, Irlanda, Finlândia, Bulgária, Romênia, Itália, Espanha). Em Portugal, foram aprovadas nove candidaturas, entre as quais a apresentada pelo AEFHP.

O projeto, delineado pelas docentes Anabela Rocha, Mónica Ramôa e Sandra Costa, abrangerá as escolas do AEFHP das áreas mais remotas, de baixa densidade populacional e de conetividade e acesso limitado, ou inexistente, a recursos educativos digitais, abrangendo um total de 289 alunos e de 21 docentes.

Cofinanciado pelo programa Pilot Projects and Preparatory Actions (PPPA), o projeto tem como entidades parceiras nacionais a Direção Geral de Educação (DGE) e o Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação (NUCLI0).