70% das medidas de emergência no pós-incêndio estão no terreno

Ana Abrunhosa garantiu hoje de 70% das medidas de emergência no pós-incêndio deste verão estão no terreno.

A Ministra da Coesão Territorial falava no final do Conselho de Ministros que reuniu hoje em Castelo Branco e em que o balanço da medida foi feito, disse na conferência de imprensa.


Ana Abrunhosa realça que o Ministério da Coesão tem um papel coordenador e os restantes ministérios implementam as medidas.

No caso do Ministério da Agricultura, especificou que as medidas de reposição do potencial produtivo, foram as primeiras e que estão já implementadas e com pagamento efetuado. Nos equipamentos e infraestruturas municipais foram transferidos para os municípios 6 milhões de euros, através do Fundo de Emergência Municipal.

Ana Abrunhosa frisa que há ainda um conjunto de medidas no âmbito da estabilização de emergência, com o objetivo de assegurar o rápido controlo de erosão e cujos contratos programa já foram assinados com os municípios.

No caso da rede hidrográfica estão a ser preparados os avisos para se implementar a medida.

A governante faz “um balanço positivo, do que foi o compromisso do Governo até final de 2022.

Quanto ao Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela a Ministra disse que a primeira reunião formal do grupo de trabalho, liderado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e pela CCDRC, teve lugar a 11 de novembro, frisando que este está a trabalhar e divulgará o primeiro relatório intercalar, com a proposta deste grupo, em março.