Na sessão final do programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, que decorreu no dia 15, em Gouveia, o consórcio fez um balanço muito positivo.
Depois de três anos de trabalho e de um conjunto de ações inovadoras, os resultados estão à vista, mas, há, ainda, muito caminho a fazer, foi dito durante o encontro.
“Temos este compromisso no nosso ADN. Continuaremos atentos às necessidades do sector e de todo o território na fileira”, sublinhou Christelle Domingos, Diretora Executiva da InovCluster, entidade líder do projeto, confiante que o trabalho em rede iniciado com este projeto deve continuar.
Deste projeto Christelle Domingos faz um balanço muito positivo. “Podemos afirmar, categoricamente, que os resultados são positivos e que o caminho valeu a pena”, resumiu, destacando um “trabalho de persistência” que contribuiu para “alavancar a competitividade da fileira”, “inovar o setor” e “sensibilizar e informar os consumidores”.
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro destacou-se por “um conjunto de ações inovadoras, tais como, a Escola de Pastores e de Queijeiros, o Banco de Terras e o Vale Pastor que deram o seu contributo para melhorar competências, renovar gerações, garantir a continuidade destas profissões e quebrar os níveis dos abandonos dos terrenos”, descreve a InovCluster.