Câmara da Covilhã implementa regulamento de arvoredo nas escolas e identifica 15 para abate

A Câmara Municipal da Covilhã está a colocar em prática um plano de gestão do arvoredo em ambiente escolar, que visa promover a segurança de pessoas, mantendo as árvores que estejam em perfeitas condições fitossanitárias.

O vereador com o pelouro da Proteção Civil, José Armando Serra dos Reis, descreve que a autarquia fez o levantamento de todas as árvores que existem nos recintos escolares, contratando serviços técnicos especializados para fazer a avaliação das árvores que apresentam riscos.


Avança que a equipa avaliou 38 árvores e apresentou um relatório final onde consta o seu estado e intervenção necessária.

Segundo revela, deste trabalho resulta que, das 20 árvores no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, 7 terão que ser abatidas devido ao seu estado fitossanitário, das 11 na Escola Campos Melo, 5 serão abatidas. 3 das árvores da Escola do Teixoso têm de ter intervenção ao nível de poda para se conseguir equilíbrio e das 4 na escola primária de Cantar-Galo, 3 precisam de ser abatidas devido ao risco de queda, especificou durante a reunião pública da CMC.

Na sequência do estudo a autarquia irá implementar um plano de poda e abate das árvores identificadas e um plano de reposição destas, com espécies adequadas ao meio escolar, frisou ainda o autarca.

José Armando Serra dos Reis dá conta que com estas medidas, o Município pretende “garantir a segurança das crianças, em particular, e da comunidade educativa, em geral”, bem como “preservar e promover a manutenção do arvoredo que não apresenta riscos, e substituir as espécies desadequadas por outras amigas do ambiente escolar”, vincou.

Destaca que os abates têm que ser evitados, mas em primeiro lugar “está a segurança de pessoas e bens”.

O autarca frisa ainda que a autarquia está a elaborar o plano de gestão do arvoredo urbano, sendo que o inventário deverá ser feito até agosto.

Na posse desse documento será apresentado um regulamento do arvoredo urbano, que será posto em consulta pública para que sejam colhidos o máximo de sugestões. Revela que sempre que seja necessário o abate de árvores será feito um plano de substituição.