Portagens: Governo na região não aceitou reunir com a Plataforma

A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 solicitou audiência ao Primeiro-Ministro, que está na região a participar em diversas sessões no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, mas não obteve resposta.

Em nota de imprensa a Plataforma explica que enviou ofício ao gabinete do Primeiro-ministro a solicitar reunião, logo que tomou conhecimento do Conselho de Ministros na região.


Anuncia que “saudaram” a iniciativa e recordaram que “um dos problemas muito sentidos nesta Região Interior é o custo das portagens nas SCUTs, pois elas são mais um elevado custo de contexto para quem cá vive, para quem cá investe e para quem nos visita”. Segundo informa a Plataforma mostrou “disponibilidade para o diálogo” e solicitou uma audiência.

A Plataforma lamenta que apesar de estarem na região, além de António Costa, diversos governantes que tutelam a área das portagens, não receberam resposta, vincando que era “expectável que esta deslocação constituísse uma oportunidade para António Costa, nos dizer, de viva-voz, que iria cumprir com a promessa de Repor as SCUTs na Beira Interior (A23, A24 e A25) com a consequente eliminação das portagens, feita na campanha eleitoral de 2015 e reafirmada na campanha de 2022”.

A Plataforma concluiu que estará atenta às conclusões do Conselho de Ministros e tornará pública a sua posição após a reunião.