Programa de Valorização do Interior tem balanço positivo

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, disse hoje que o Programa de Revitalização do Interior tem um “balanço muito positivo”.

A ministra falava na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros que decorreu em Castelo Branco, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo” que decorreu ontem e hoje na região.


Ana Abrunhosa especifica que nas suas 4 dimensões, pessoas, empresas, território e sistema científico e tecnológico, o Programa “teve um investimento total aprovado superior a 6,6 mil milhões de euros, correspondendo a mais de 34 mil postos de trabalho que foram mantidos ou criados”.

A governante especificou que no que toca às medidas de atração de pessoas, nomeadamente a medida ‘Trabalhar no Interior’ e a ‘Regressar’, “há cerca de 3 mil pessoas que se deslocaram para territórios do Interior”, disse.

No caso da medida Trabalhar no Interior, avança que o distrito de Castelo Branco figura em primeiro lugar, com cerca de 300 pessoas a fixarem-se neste território e em segundo lugar na medida Regressar, dirigida a emigrantes, tendo potenciado a vinda de 200 emigrantes.

No que toca a apoio às empresas, Ana Abrunhosa frisa que foram aprovados cerca de 3 mil projetos, que perfazem um investimento de cerca de 3 mil milhões de euros, concluindo que “há uma avaliação muito positiva no que toca aos números do programa”, concluiu.