Governo apoia comércio na Serra da Estrela com 2 milhões de euros

O ministro da economia, António Costa Silva, e o secretário de estado do turismo, comércio e serviços, Nuno Fazenda, irão deslocar-se à Covilhã na quinta-feira, dia 5 de janeiro, para a apresentação pública de duas novas linhas de apoio ao Turismo e Comércio.

A linha de apoio à valorização do comércio tem uma dotação orçamental de dois milhões de euros e visa apoiar a requalificação de micro e pequenas empresas do comércio a retalho, com apoio a fundo perdido, localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela (Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira) particularmente afetados pelos incêndios rurais de 2022. O apoio entra em vigor já esta terça-feira, 3 de janeiro.


Recorde-se que logo em agosto foi declarado estado de calamidade para esta região durante um ano, por forma a retomar a normalidade, e iniciou-se um processo de “inventariação dos danos e prejuízos provocados pelos incêndios, tendo em vista a identificação das medidas necessárias ao nível de diferentes áreas de intervenção, incluindo a atividade económica, em estreita articulação com os municípios”.

A linha “Consolidar + Turismo”, com uma dotação de 30 milhões de euros, é gerida pelo Turismo de Portugal e direcionada às micro e pequenas empresas do setor, que apresentem dificuldades em gerir dívida contraída, designadamente durante a pandemia.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, “com esta linha, as empresas poderão obter financiamento, sem juros, para liquidação de dívida à banca”.

A sessão de abertura conta com a presença do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, sendo que a apresentação das linhas de apoio será feita pelo vogal do Turismo de Portugal, I.P. e pela diretora-geral das Atividades Económicas.

Nuno Fazenda irá fazer a sua intervenção na sessão de encerramento.

A cerimónia, presidida por António Costa Silva, terá início às 10:00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.