Investigadores do NECE-UBI premiados nas XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica

O artigo “Intenção Empreendedora de Estudantes de Desporto em Contexto de Ensino Superior – O Género Fará Diferença?” da autoria de Carla Daniela da Costa, Pedro Mota Veiga e Dina Miragaia, foi premiado com o Best Paper Award na área da Gestão do Desporto nas XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica.

Os três autores são investigadores do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da Universidade da Beira Interior (UBI), sendo Carla Daniela da Costa estudante do 3º Ciclo/Doutoramento em Ciências do Desporto, Pedro Mota Veiga docente convidado do Departamento de Gestão e Economia e Dina Miragaia docente do Departamento de Ciências do Desporto.


Segundo Dina Miragaia, o objetivo do estudo foi “analisar a intenção empreendedora de estudantes de ensino superior, particularmente da área do desporto, bem como analisar se essa intenção empreendedora é afetada pelo género”.

Neste sentido, foi feito um estudo quantitativo, através da aplicação de um questionário a 332 alunos da licenciatura em Desporto disponibilizados em Instituições de Ensino Superior portuguesas.

Os resultados indicam que os estudantes “têm confiança e mantêm-se positivos quanto às suas capacidades e competências empreendedoras, sentem uma grande atração e satisfação por esta opção profissional e estão dispostos a assumir os riscos associados à atividade empreendedora”, segundo avança a UBI.

“Quando analisada a intenção empreendedora de acordo com o género, apurou-se que os estudantes do género masculino demonstram um maior interesse em empreender, mais confiança nas suas habilidades e competências empreendedoras comparativamente com as mulheres”, pode ler-se ainda no comunicado, que avança que “apesar de os estudantes terem confiança nas habilidades empreendedoras e capacidade de assumir os riscos, curiosamente, não demonstraram interesse em avançar com a criação de um negócio”.

“Na generalidade os estudantes manifestaram falta de conhecimento sobre os procedimentos práticos que envolvem a criação de um negócio”, revela ainda o estudo.

Os resultados “permitem refletir sobre a evolução pedagógica e curricular das formações no âmbito do desporto, no sentido de se fornecerem ferramentas para que os estudantes possam encontrar no empreendedorismo uma forma de estruturar as suas careiras profissionais”.

Este estudo contribuiu ainda “para a necessidade de se definirem estratégias formativas com vista ao incentivo do empreendedorismo feminino no contexto do desporto”.

As Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica realizam-se há mais de três décadas e têm sido organizadas por universidades em Espanha e Portugal.

A 32ª edição foi promovida pela Universidade de Aveiro, entre 1 e 4 de fevereiro, com o tema “Abraçar Oportunidades, Gerir a Incerteza: Ultrapassar Desafios”.

Eficiência energética, economia circular e a digitalização foram os temas em foco na edição deste ano.