Docente da UBI vence prémio de melhor artigo “Women in Pharmaceutics” 2022

A revista científica “Pharmaceutics” atribuiu o prémio de melhor artigo “Women in Pharmaceutics” 2022, a um artigo de Fani Sousa, investigadora no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).

O trabalho contou com o contributo de outros dois jovens investigadores do CICS-UBI, a realizar doutoramento sob orientação de Fani Sousa.


O trabalho premiado intitula-se “mRNA, a Revolution in Biomedicine”, e tem como autores Bruno Baptista e Rita Carapito, do CICS-UBI, e Nabila Laroui e Chantal Pichon, ambos do Centro de Biofísica Molecular, em França.

De acordo com a UBI, o artigo científico aborda algumas questões relacionadas com a utilização de RNA mensageiro (mRNA). Esta molécula terapêutica “tem conquistado visibilidade no contexto do desenvolvimento de novas terapêuticas inovadoras, vislumbrando-se a sua aplicação em imunoterapia, medicina regenerativa, vacinação e edição de genes”, pode ler-se na página da instituição.  

“Atualmente, o potencial terapêutico do mRNA é indiscutivelmente reconhecido, o que foi muito reforçado pelos resultados alcançados no combate à pandemia de COVID-19, mas ainda existem algumas condicionantes que precisam ser ultrapassadas”.

Antes deste reconhecimento, o estudo tinha sido selecionado como tema de capa do volume especial da “Pharmaceutics” – “Special Issue”, em 2021. 

A “Pharmaceutics” é uma revista de acesso aberto, com revisão por pares, dedicada à ciência e tecnologia de produtos farmacêuticos e biofarmacêuticos, publicada mensalmente online. De acordo com os rankings Journal Citation Reports e CiteScore “é uma das publicações de maior impacto no mundo científico”.