Fundão mostra “aposta no desenvolvimento local” em Bruxelas

Com o objetivo de “partilhar a sua experiência na aposta em inovação em prol do desenvolvimento local, com particular atenção para os sectores tradicionais”, o Fundão esteve presente, no passado dia 28 de fevereiro, no European Startup Village Forum, em Bruxelas.

De acordo com a nota de imprensa, este fórum está integrado na visão de longo prazo que a Comissão Europeia estabeleceu em 2021 para as Áreas Rurais da União Europeia e pretende “promover atividades de troca de conhecimento e cooperação e funcionar como um espaço aberto onde instituições e partes interessadas se possam encontrar, discutir e moldar ações para a inovação impulsionada por startups em áreas rurais”.


“Esta visão identifica várias áreas de ação para áreas e comunidades rurais mais fortes, mais conectadas, mais resilientes e mais prósperas até 2040”, sublinha a autarquia, acrescentando que “a investigação e a inovação desempenham um papel fundamental para enfrentar desafios e criar oportunidades para o desenvolvimento dos territórios rurais”.

A Startup Village é uma comunidade que “promove a inovação e o empreendedorismo com vista a concretizar o potencial de desenvolvimento das áreas rurais, potenciando todas as condições para o surgimento de ecossistemas empreendedores e inovadores nos territórios rurais”.

O evento contou com a presença de três Comissários Europeus e da secretária de estado do desenvolvimento regional, Isabel Ferreira, o que, segundo o Município do Fundão, “reforça o compromisso político da União Europeia relativamente a esta visão para os territórios rurais europeus”.