Frei Heitor Pinto: Alunas premiadas em Itália pela sua defesa da liberdade de expressão

Um grupo de alunas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, da turma 9ºA, ganharam, em Itália, o prémio “Plaidoirie de l’ avocate de l’État”, atribuído à melhor defesa do Estado em Tribunal, numa simulação sobre a Defesa dos Direitos Humanos, com enfoque na Liberdade de Expressão.

Na simulação as alunas fazem o papel de advogadas, tal como na vida real, com uma intervenção totalmente em francês.


A prestação das alunas “foi muito elogiada pelo entusiasmo e convicção na apresentação, pela qualidade linguística e pelos argumentos legais das defesas apresentadas”, refere a coordenadora pedagógica do projeto, Rogélia Proença, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Projeto Erasmus+ sobre Direitos Humanos, sendo esta a segunda mobilidade.

Depois de em dezembro o um grupo de alunos se ter deslocado a França, este grupo está agora em Itália, em Sulmona, onde simularam a defesa em Tribunal, de vítimas de casos reais de discriminação. A mobilidade termina no próximo sábado.

Rogélia Proença é a coordenadora pedagógica do projeto e a equipa incluiu as professoras Elisabete Morão e Benilde Fidalgo e as alunas Matilde Pereira, Rita Domingos, Laura Ferrinho, Leonor Fonseca e Margarida Silva.

As alunas estão alojadas em famílias italianas e poderão, posteriormente, em Portugal, receber as colegas italianas do Liceu linguístico de Sulmona.