Mutualista alarga serviço da Unidade Móvel de Saúde ao Barco e Coutada

A Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense alarga, a partir da próxima quinta feira, o seu serviço ao Barco e Coutada. Uma situação resultante de uma parceria com a União de Freguesias, anuncia a Mutualista, especificando que este terá uma regularidade mensal.

A Mutualista especifica que esta deslocação irá levar médico de clínica geral, avançando que o primeiro dia de consultas médicas é já esta quinta-feira, 16 de março, da parte da manhã.


Segundo a nota de imprensa, “esta iniciativa mensal no Barco e na Coutada visa proporcionar aos residentes nas duas localidades mais um meio de acesso a consultas médicas, que serão gratuitas para os beneficiários, sempre numa ótica de complementaridade aos serviços públicos de saúde que existem na freguesia, como acontece noutras em que já atuamos”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, citado no documento.

Por sua vez o presidente da União de Freguesias, Vítor Fernandes, destaca que “será uma mais-valia, na medida em que permitirá às pessoas terem acesso, de outra forma, a cuidados de saúde”. O autarca explica que a aldeia do Barco tem médico do SNS duas vezes por semana e a da Coutada uma, mas em ambos os casos com limite de número de consultas.

A Unidade Móvel de Saúde estará na quinta-feira no Barco a partir das 10:00, na Rua Direita, em frente à sede da União de Freguesias, seguindo depois para a Coutada, cerca das 11:00, realizando atendimento no Largo de Infante D. Henrique, junto à Igreja. No sábado passado (11 de março), houve já um primeiro contacto com as populações das duas aldeias, através de ações que tiveram como objetivo dar a conhecer o serviço da Unidade Móvel de Saúde e realizar rastreios cardiovasculares, com a participação dos núcleos de estudantes de Medicina (MedUBI) e de Ciências Farmacêuticas (MedUBI) da Universidade da Beira Interior (MedUBI).

Com Barco e Coutada a entrarem na rota regular da Unidade Móvel de Saúde, a Mutualista Covilhanense passará este mês, assim, a servir 13 localidades do concelho da Covilhã, nomeadamente, Trigais, Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale da Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos e agora também no Barco e na Coutada.

A Unidade Móvel de Saúde é um serviço que conta com mais de 25 parceiros, entre os quais diversas juntas de freguesia, instituições sociais e o Município da Covilhã.