Covilhã é o único município na região com projetos publicados na 1ª Bienal de Cultura e Educação

O Município da Covilhã vê publicados, na 1ª bienal de Cultura e Educação, os dois projetos apresentados, durante o ano passado, pelo Espaço C3D – Makerspace Covilhã.

No âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), a primeira “Bienal Cultura e Educação 2023 – RETROVISOR: Uma História do Futuro”, que decorre até dia 30 de junho, é dirigida à infância e juventude, visando “refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa”, pode ler-se em nota de imprensa.


Entre os projetos que integram o programa da Bienal, encontram-se alguns de continuidade, que já estão a decorrer ou em fase de preparação, como é o caso dos dois projetos do Município da Covilhã: o “Espaço C3D – Makerspace Covilhã” e a iniciativa “Mãos na obra em família – Vida e Obra de António Lopes”.

De acordo com a autarquia, estes são os únicos projetos publicados e promovidos por um município em toda a região.

A iniciativa, de alcance nacional, “cruza diversas áreas artísticas e agrega milhares de jovens e centenas de escolas e de parceiros, de norte a sul do país, contando com a adesão de 440 parceiros, 414 agrupamentos escolares e 332 projetos”.

O PNA e a Bienal têm como objetivo a “promoção de uma cidadania cultural ativa, com uma dupla premissa: o reforço das instituições culturais como território educativo e das escolas como núcleos culturais”.

A Bienal começou a ser preparada há quatro anos, tendo realizado, em 2022, sete encontros preparativos, sempre com a visão de “desenvolver processos com as comunidades e os territórios” e “promover a criação, produção, o acesso e a mediação das artes e do património, para e com jovens e crianças, sendo também dirigida aos professores, pais, mediadores e profissionais do setor cultural e educativo”.

Conheça aqui os dois projetos:

https://bienalculturaeducacao.org/ficha.php?id=103
https://bienalculturaeducacao.org/ficha.php?id=104