Inaugurar Condomínio Associativo II é “falar na riqueza do movimento associativo covilhanense”

“É incontornável falar na riqueza do movimento associativo covilhanense”, disse Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, durante a inauguração do Condomínio Associativo II.

A sessão, que teve lugar ontem, dia 29, contou com a assinatura de protocolos e a entrega das “chaves” às seis associações que ali ficarão instaladas.


“Não nos podemos cansar de enaltecer aquilo que melhor temos”, sublinhou o autarca, acrescentando, ainda, que o movimento associativo “tem uma marca muito forte na cidade”.

“Eu julgo que a Covilhã teria outro formato se não fosse o movimento associativo. Os covilhanenses são pessoas inconformadas, porque querem o melhor para a sua terra, e a verdade é que a Covilhã, ao longo destes 800 anos, tem uma marca no país e no mundo por causa dessa vontade”, salientou o autarca.

Durante a sua intervenção, Vítor Pereira vincou que o objetivo é “oferecer as melhores condições”, avançando ainda que, num futuro próximo, pode vir a existir um terceiro condomínio associativo.

“É bom sinal, porque significa que o movimento associativo está em crescimento e está pujante, como se mantém agora”, destacou.

Em última nota, o autarca disse que as assinaturas dos protocolos e entrega das “chaves” é, também, “uma das formas de comemorar o 25 de abril”.

“O 25 de abril tem muitas frentes, desde à cultura, ao desporto, ao associativismo, à solidariedade. É tão vasto e intenso que, por mais que falemos nele, ficamos sempre muito aquém”, afirmou Vítor Pereira.

Henrique Silva, um dos elementos da direção do Conservatório de Música da Covilhã, mostrou-se “muito satisfeito” com a oportunidade de a Câmara Municipal voltar a rentabilizar o espaço.

“É com grande alegria que podemos ver, passados três anos, uma ocupação diferente para este espaço, que outrora teve vida e dinâmica”, frisou Henrique Silva, acrescentando ainda que este é “um bom caminho para dar vida, novamente, às paredes do antigo orfeão”.

A sessão de inauguração contou ainda com a presença do vereador com o pelouro do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, e da vereadora com o pelouro da ação social, Regina Gouveia.  

A Academia de Patinagem da Covilhã, o Agrupamento 1304 do Corpo Nacional de Escutas, a Cruz Vermelha, os Guardiões Serra da Estrela, a Penhassol – Associação dos Amigos das Penhas da Saúde e a Quarta Parede são as seis associações que estão, agora, instaladas no condomínio associativo II.

Recordar que o edifício era a antiga sede do Orfeão da Covilhã.