Museu de Lanifícios celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com conferência

“Uma expedição científica oitocentista a marcar a mudança na Serra da Estrela” é o nome da conferência que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que terá lugar no Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) dia 18.

Sob o mote “Património e Mudança”, este dia “alerta para as alterações climáticas e para a necessidade de, com inovação, incentivar à mudança através de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais num mundo em constante transformação”.


De acordo com a nota de imprensa, para celebrar este dia, “propõe-se três atividades para fruição da Rota da Lã Translana e do património cultural, industrial e imaterial identitário da região”.

As entradas para o museu serão gratuitas entre as 10:00 e as 13:00 e as 14:30 e as 18:00. Haverá, ainda, uma visita guiada ao museu, à Real Fábrica de Panos e à Real Fábrica Veiga, que terá início às 11:00.

Com entrada livre, a conferência terá lugar às 16:30 e conta com a presença de Helena Gonçalves Pinto, investigadora e docente na Universidade Autónoma de Lisboa.