Covilhã: Semana Africana decorre entre os dias 23 e 29

A 5ª edição da Semana Africana decorre entre o centro da cidade e a Universidade da Beira Interior (UBI), de 23 a 29 de maio, com o objetivo de “evidenciar o potencial da cocriação e das parcerias para a valorização da lusofonia e das culturas africanas de expressão portuguesa”.

Ao longo da semana, a Covilhã acolhe designers, modelos, chefs, artistas e escritores de origem africana, que apresentarão as suas criações à cidade, através de um programa aberto à comunidade, que inclui um Desfile de Moda Sustentável na noite de 24 de maio.


De acordo com a nota de imprensa, a Semana Africana tem como principal finalidade “valorizar o conhecimento da herança local e reinterpretá-la”.

A realização da Semana Africana integra o Plano de Ação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design e é uma organização conjunta do Município da Covilhã, das entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO, bem como do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), tendo ainda como parceiros a Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito da Vice Reitoria para o Ensino e da Vice Reitoria para a Responsabilidade Social, e o seu Núcleo de Estudantes de Design de Moda (ModUBI).