Criações de alunos de moda da UBI e de miúdos de escolas em exibição na galeria António Lopes

O piso 1 da Galeria António Lopes recebe até 17 de setembro, uma exposição intitulada “Hearts&Hands Project – Experimento .1”, em que são exibidos trabalhos de alunos da licenciatura em Design de Moda da UBI e estudantes do 1º ciclo dos agrupamentos de escolas da Covilhã. Uma exposição, idealizada e coordenada, pelas professoras da UBI Rafaela Norogrando e Caroline Loss.

Segundo é explicado, a exibição apresenta a fase de criação e implementação do projeto-piloto “Hearts&Hands”.


Trata-se de “uma investigação original, que pretende integrar diferentes campos de pesquisa, alunos e professores do ensino superior e do ensino básico, para informar e instigar uma consciencialização sobre o consumo responsável de moda e a valorização da aprendizagem intergeracional”, refere a nota.

Os alunos do ensino básico e da licenciatura em Design de Moda foram convidados a expressar os seus conhecimentos sobre sustentabilidade, através da criação de um painel semântico e da troca de pontos de vista. Além disso, com o auxílio do Manual desenvolvido especialmente para o projeto, todos os alunos reviram os seus roupeiros (e também o dos membros da família) para autoanalisar os seus modos de consumo.

No final, os futuros designers desenvolveram dois trabalhos semestrais baseados nos moodboards e desenhos feitos pelas crianças.