Turismo: CIM – Beiras e Serra da Estrela, UBI e CM Gouveia com projetos “diferenciadores” aprovados

No âmbito das candidaturas ao programa “Transformar Turismo”, três candidaturas da região da Serra da Estrela foram aprovadas pelo Turismo de Portugal.

O anúncio foi feito por Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, durante a sessão de abertura do fórum “Vê Portugal”, hoje, no Teatro Municipal da Covilhã.


O governante especifica que se trata de “três projetos muito importantes e diferenciadores para a região”.

Uma das candidaturas parte da CIM – Beiras e Serra da Estrela para elaboração de uma campanha de promoção turística na região. “É um contributo para a dinamização do turismo interno e para a afirmação do turismo na Serra da Estrela”, realça.

Nuno Fazenda reafirma que também nesta matéria o Governo “está a ser consequente na concretização desta candidatura, para que as várias entidades façam uma promoção específica do destino Serra da Estrela”.

A candidatura da UBI está relacionada com a criação da Rota da Lã, “para puxar por um dos ícones da região”, avançou Nuno Fazenda.

“Um projeto para o turismo educacional e industrial, para puxar por aquilo que é um ativo estratégico da região, a lã e os lanifícios, porque isso é algo que é diferenciador”, descreveu.

O Secretário de Estado dá conta também de uma candidatura da Câmara Municipal de Gouveia para a dinamização do “turismo literário”, tendo por base a casa e a obra de Vergílio Ferreira.

“Visa criar uma casa e roteiros em torno de Vergílio Ferreira, para puxar por outros segmentos de turismo, por aquilo que é a nossa história e cultura”, disse.

Em matéria de turismo o governante sublinha que “as prioridades estão muito claras” e que o governo está a “ser consequente com as ações e com a mobilização de instrumentos”.

Deixou, no entanto, o desafio para o trabalho conjunto e em rede, pois “só assim haverá sucesso, ganhando escala”.

“Apesar de podermos ter a estratégia e os fundos, só teremos sucesso se trabalharmos em conjunto e em rede. Esse é o desafio que se coloca a todos, autarquias, entidades regionais de turismo, Governo, Turismo de Portugal e empresários. Mesmo a montagem dos projetos deve ser, tanto quanto possível, desenvolvida em parcerias pois só desse modo ganhamos escala”.

Nuno Fazenda quis também “prestar contas” do programa “Transformar Comércio”, avançando que para a área da Serra da Estrela, mais de 385 candidaturas foram aprovadas e algumas já estão a receber a verba.