AM Covilhã aprova moção para criação de vias pedonais e cicláveis paralelas ao TCT e ligação às Penhas

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, uma moção que propõe a criação de vias pedonais e cicláveis paralelas ao eixo TCT e entre a zona norte da Covilhã e as Penhas da Saúde.

A cidade da Covilhã tem uma “enorme carência destas vias, que unem pontos de concentração de zonas residenciais, infraestruturas empresariais e zonas de forte afluxo turístico”, disse Lino Torgal, em representação do grupo municipal do PSD.


A integração das zonas entre o TCT e a ligação da Covilhã às Penhas da Saúde “surgem como forte importância estratégica na mobilidade urbana”, vincou.

Na moção apresentada, o PSD refere que a “importância estrutural destas vias deverá prever a melhoria e renovação das redes de eletricidade telecomunicações, permitindo a negociação dos operadores de forma a sustentarem parte do investimento realizado”.

Durante a sua intervenção, Lino Torgal revelou ainda que a elaboração do projeto destas vias “deverá beneficiar do contributo técnico da Universidade da Beira Interior (UBI), através das áreas de arquitetura e engenharia civil”.

“O elevado valor estratégico das infraestruturas deverá prever o recurso ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um dos vários programas criados para esta tipologia de investimento”, acrescentou.

O grupo municipal do PSD frisou ainda ser “uma resposta de promover a sustentabilidade, reduzir as emissões de carbono, enquanto incentivam um estilo de vida mais saudável”.

A assembleia municipal teve lugar na última segunda-feira, dia 26.