Encontros Cinematográficos do Fundão estendem-se em setembro na Cinemateca em Lisboa

A XIII edição dos Encontros Cinematográficos, festival de cinema que decorre no Fundão, vai ocupar durante duas sessões a Sala M. Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de setembro, revelou Mário Fernandes, coordenador e programador do festival, à Rádio Clube da Covilhã.

Depois de uma edição que teve “um balanço extremamente positivo”, onde participaram, entre sessões e atividades paralelas, cerca de 850 pessoas, “numa das maiores afluências de sempre”, a Cinemateca Portuguesa volta a associar-se ao festival exibindo em Lisboa três filmes que foram pontos altos no Fundão.


Falamos de “Senhora da Serra”, realizado por João Dias e que usa a Serra da Gardunha como cenário absoluto (13 de setembro às 19:00), “Terra que Marca”, uma poesia visual e inesperada de Raul Domingues, e a curta-metragem portuguesa “Ice Merchants”, este ano nomeada para Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação (14 de setembro às 19:00). Estas sessões contam com a presença dos realizadores, tal como aconteceu nas apresentações no Fundão.

A XIII edição dos Encontros Cinematográficos decorreu entre 11 e 14 de agosto no Fundão, em espaços como A Moagem, o Parque Verde, Rua da Cale e o sopé da Serra da Gardunha. Além de projeções cinematográficas, entre elas estreias nacionais, contou com a apresentação de um livro, um concerto musical e uma caminhada.

O festival volta em 2024, mas sem data anunciada.