Museu da Covilhã recebeu mais de 15.000 visitantes nos dois primeiros anos

Em dois anos desde a abertura, o Museu da Covilhã ultrapassou os 15.500 visitantes, tendo registado um crescimento de afluência entre o primeiro e o segundo ano. Entre agosto de 2021 e agosto de 2022, esta estrutura recebeu 6.654 visitantes, número que aumentou para 8.846 no ano seguinte, entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

Segundo informa o Museu, “os visitantes vêm de países tão díspares como Alemanha, Angola, Bangladesh, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Cuba, Equador, Espanha, França, Holanda, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Lituânia, México, Nova Zelândia, Polónia, Turquia, Ucrânia ou Venezuela”, além de Portugal.


Em nota de imprensa enviada às redações, a Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, reconhece que “os resultados alcançados refletem claramente a qualidade do Museu da Covilhã como projeto museológico e espaço cultural, confirmando o sucesso da aposta do Município na acessibilidade como estratégia fundamental”.

O Museu da Covilhã, que celebra amanhã, 3 de agosto, dois anos, foi galardoado como Melhor Museu do Ano 2022 pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia e tem sido reconhecido, entre outras, pelo exemplo na acessibilidade e inclusão de públicos com limitações a vários níveis.

De forma a assinalar o segundo aniversário, o Museu da Covilhã promove a iniciativa intitulada “Shiu! Os segredos do Museu…”, ação que pretende, ao longo da quinta-feira 3 de agosto, desvendar alguns segredos deste espaço através de visitas com inclusão de peças em reserva. As visitas serão orientadas pela Coordenadora do Museu.