Covilhã: Eurowind Energy investe 26 milhões em energia verde com potencial para alimentar 16 mil famílias

A Central Solar da Quinta do Prazo e o futuro investimento na Quinta da França totalizam um investimento total de 26 milhões de euros pela Eurowind Energy suficiente para alimentar 16 mil famílias com recurso a energia verde, evitando uma emissão total na atmosfera de 27 mil toneladas de CO2, avançou à Rádio Clube da Covilhã fonte da empresa.

A Central Solar da Quinta do Prazo, cujo orçamento estava estimado em 8,5 milhões de euros, dada a conjuntura económica viu o seu orçamento ser revisto para 11,5 milhões de euros, revelou a empresa. “Muito relevante para o nosso concelho”, como disse à RCC José Armando Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, este projeto está em “elaboração muito efetiva” e tem um prazo de 18 meses para ser executado.


Esta central será constituída por 24.350 módulos fotovoltaicos bifaciais instalados ao longo de mais 20 hectares, totalizando uma potência 14 MWp instalados. Esta central, segundo a empresa, “prevê alimentar aproximadamente sete mil famílias com eletricidade verde, evitando a emissão na atmosfera de mias de 12 mil toneladas de CO2 por ano.

Também em projeto futuro está um investimento de 14,5 milhões de euros numa Central Solar na Quinta da França. Esta central contará com 30 mil módulos fotovoltaicos bifaciais que totalizam uma potência 17 MWp instalados ao longo de mais de 30 hectares. Prevê alimentar 9 mil famílias com eletricidade verde e evitar a emissão na atmosfera de mais de 15 mil toneladas de CO2 por ano.

Segundo refere a Eurowind Energy no documento enviado à RCC, estes são uns de “vários investimentos que a empresa irá fazer em Portugal em centrais fotovoltaicas cuja construção se iniciará entre este verão e o fim do ano e que totalizam mais de 50MWp dispersos entre a Covilhã, Castelo Branco, Vouzela, Mafra e Bragança”.

A Eurowind Energy tem sede na Dinamarca e está presente em 16 países da Europa e nos EUA. Em Portugal, está desde 2016.