Santa Casa da Misericórdia da Covilhã dinamiza 2ª Caminhada Urbana Intercultural

Vai realizar-se hoje, dia 20 de agosto, a 2ª Caminhada Urbana Intercultural, uma iniciativa organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (SCMC). A caminhada tem como ponto de encontro os Serviços Académicos da UBI, a partir da 18:30.

Este evento pretende sensibilizar e envolver a comunidade migrante e a população em geral, realçando assim a importância de uma cidadania ativa e recetiva à diversidade cultural.


Segundo a entidade organizadora, a caminhada é uma “celebração das múltiplas nacionalidades dos cidadãos estrangeiros que residem na Covilhã”, promovendo assim a compreensão mútua e o combate a quaisquer manifestações de xenofobia e discriminação.

O trajeto terá início na Rua Marquês d’Ávila e Bolama (junto dos Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior) onde cada participante “ostentará a bandeira do seu país de origem”. Ao longo do percurso, os participantes terão oportunidade de recolher peças de um quebra-cabeças que unidas formarão um Mapa Mundo, junto da Praça do Município, representando assim “um sinal de unidade na diversidade”. No final, as bandeiras dos participantes serão, também, “dispostas como símbolo de respeito à interculturalidade”, ao lado dos Paços do Concelho.

De acordo com a organização, esta 2ª Caminhada Urbana Intercultural é gratuita e aberta a toda a comunidade, sendo que os participantes deverão vestir uma peça de roupa branca.

Os participantes deverão inscrever-se aqui. Para mais informações, contacte 275 310 233.