Projeto U*Night “promoveu ciência” junto de 1.500 alunos das escolas da região

O projeto europeu U*Night – The UNITA Researchers’Night envolveu, no último ano letivo, 1486 alunos de escolas da região em atividades destinadas a “promover o gosto pela ciência e a aproximar os cidadãos do mundo da investigação, dinamizadas no âmbito do U*Night@School”, pode ler-se na página da instituição.

Promovido por parceiros da Aliança UNITA, da qual a Universidade da Beira Interior (UBI) faz parte, este projeto é dedicado à celebração da Noite Europeia dos Investigadores (NEI).


O U*Night@School contou com a colaboração de investigadores da UBI, que organizaram diversas iniciativas desenhadas especificamente para a comunidade escolar. No total, abrangeu 69 turmas, de diferentes níveis de escolaridade (do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário), e 16 escolas de 10 localidades da região: Covilhã, Teixoso, Fundão, Penamacor, Sabugal, Idanha-a-Nova, Pinhel, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo e Fornos de Algodres. Os 20 docentes e investigadores da UBI responsáveis pela implementação das ações realizaram 30 atividades diferentes, num total de 43 sessões.

As dinâmicas realizadas fortalecem o papel da UBI enquanto instituição de Ensino Superior responsável por comunicar e divulgar a investigação científica para a sociedade, contribuindo para a participação ativa dos cidadãos nos desafios sociais mais relevantes do presente e do futuro.

As escolas que acolheram as atividades de divulgação da ciência consideram que estas “desempenham um papel muito importante no plano curricular dos alunos, contribuindo grandemente para aumentar o interesse das crianças e jovens pelos conteúdos programáticos”. Os professores e investigadores participantes na atividade concordam que as ações realizadas “contribuem para aumentar a literacia científica e promover o debate informado em contexto familiar, escolar e quotidiano, sobre temas relevantes na atualidade”.

O desempenho e acolhimento da equipa U*NIGHT da UBI foi avaliado como “muito bom” por todos os envolvidos.

Através da proximidade entre os investigadores e os cidadãos, o U*Night “oferece uma experiência imersiva no mundo da investigação, potenciando o diálogo entre atores sociais e cientistas académicos”, pode ler-se em nota de imprensa.

Segundo Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, “o sucesso das atividades U*Night@School resulta de existir na UBI um corpo de docentes e investigadores altamente qualificado naquilo que é decorrente da atividade científica, mas também igualmente empenhados, motivados e com espírito de missão para colaboração noutras atividades, como são estas as de comunicação e divulgação de ciência”.

O objetivo U*Night – The UNITA Researchers’Night é “realizar eventos locais e internacionais de divulgação e comunicação de ciência, envolvendo regiões rurais e transfronteiriças de montanha de vários países europeus, com atividades que acontecem ao longo de todo o ano e que culminam no programa da NEI, na última sexta-feira de setembro”.

O programa previsto para este ano, na Covilhã, já se encontra disponível.

As alterações climáticas, a investigação para a saúde humana, a neutralidade climática, as cidades inteligentes, a saúde dos oceanos, mares, águas costeiras e continentais, a saúde dos solos, a alimentação e a herança cultural são as temáticas abrangidas pelo projeto U*NIGHT, que envolve diversas universidades europeias.